Clube Vassourinhas na luta

Olinda
Manifestação festiva sai em defesa do Clube Vassourinhas
Publicado em 26.01.2011, às 20h41
Do JC Online

Foliões se unem para reabertura do Clube Vassourinhas
Foto: Guilherme Fujimoto/JC Online Foliões, passistas, artistas, integrantes de blocos e outros interessados pelo Carnaval se reuniram na noite desta quarta-feira (26) para sair em defesa do Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, no Largo do Amparo, em Olinda. Recheado de frevo, o evento nomeado "Abrace o Clube Vassourinhas” acontece porque o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) interditou o local devido a falhas na sua estrutura.

"Se não tiver o Vassouras aqui, não tem Carnaval em Olinda", exclama o bonequeiro Alexandre de Souza. "Todos os blocos, todas as prévias passam por aqui, é uma parte da nossa tradição", continua o folião. Só de passistas, o organizador do protesto-festa, Garnner Cruz, espera 300. A concentração começou por volta das 18h, com carro de som, bonecos gigantes e estandartes. Os presentes seguiram para os 4 Cantos e depois voltaram para o Largo do Amparo.


No local estava sendo realizado um abaixo-assinado para ser entregue ao MPPE nesta sexta-feira (28). E a organização já prevê uma manifestação no dia 1º de fevereiro na Assembleia Legislativa. "Queremos sensibilzar a população para reabrir o Clube", afirma Garnner, líder do Movimento Carnaval Popular de Olinda. O Vassourinhas está fechado desde o dia 22 de dezembro. Cerca de 40 agremiações carnavalescas saem de lá todo carnaval.

"Não podia fechar de vez, o espaço é também é de outras coisas culturais, como aula de frevo e orquestra", defende o músico André Luiz Melo Neto, integrante dos Clarins de Olinda. Cerca de 180 crianças participam das oficinas de frevo no Clube.

O MPPE recebeu denúncias de moradores incomodados com o barulho. Segundo Garnner, um grupo solidário de estudantes e professores da UFPE se disponibilizou a fornecer um plano de reforma acústica de graça. Para o diretor-secretário Hugo Barbosa, parte do problema é causado por carros de som: "Eles chegam com aqueles carros equipados com som potente e ligam no máximo", diz.

Veja mais em reportagem da TV Jornal:



Leia mais
Foliões e artistas se mobilizam para reabertura do Clube Vassourinhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marco Temporal é falácia

AVANTE COMPANHEIROS!